DIRCEU BARROS

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

A mulher vaidosa.



A vaidade se resumia no banho tomado após um dia como dona de casa. Um dia como dona de casa se resumia no preparo do café da manhã do marido e dos tantos filhos, na limpeza da casa, na arrumação das crianças para a escola, no preparo do almoço, na retirada da mesa, na limpeza das louças, na lavagem de roupas, no ferro de passar, na recepção dos filhos e do marido -vindos de suas batalhas na escola e no trabalho, no preparo do jantar, no servir da refeição, na lavagem das louças, no ouvir das lamúrias de mais um dia de trabalho do marido, e das novidades das crianças. O banho era a vaidade única, um luxo para consigo mesma.

A TPM se dissolvia a qualquer hora do dia, na retirada das vísceras de um peixe para o almoço, ou no esfregar de uma roupa no tanque áspero, na costura de uma roupa rasgada, ou no sorriso de um filho, cuja febre ela venceu. Discutir relação significava conversar sobre o orçamento familiar, sobre as demandas das crianças, as necessidades do marido. Planos, era o de poder ter mais um dia como dona de casa, sem sustos, sem surpresas. Sonhos, eram de saúde, de poder ver os filhos crescerem. Felicidade, era saber que toda a família dormia em segurança, enquanto ela se dava ao luxo de se banhar.

A vida seguia o seu curso, e os filhos cresceram. A doença cobrou o preço por tanto labor, por tanto amor, por tantos cuidados com a família. A morte veio serena, e lhe deu o descanso merecido, e conservou em seu rosto o semblante de paz, sem nenhum vestígio de dor, culpa ou sofrimento. Seu exemplo, mais do que suas palavras, forjou pessoas de bem, que a colocaram no altar de suas memórias. Á ela, o marido logo se juntou; talvez, com a desculpa de um mal oportunista; na realidade, não suportou a ausência de sua esposa amada, de sorte a continuar, pela eternidade, com a sua vaidosa mulher.


Imagem: Lú Ramos: Atelier da pintura
Lu

9 comentários:

  1. Dirceu, amei!!!! Parece que a conheço e a ele também!!! Amei Amei

    ResponderExcluir
  2. Ola Dirceu Domingo bom né ? Sabe Dirceu, mulher vaidosa essa mesmo heim !! Fazer todas essas lidas e ainda esperar o marido de um jeito agradável é de se admirar . Pois hoje temos a mulher moderna e tbm independente .

    ResponderExcluir
  3. Baldinho/Daniela. Obrigado pela visita. Balde, e infelizmente, muitos filhos a mais, perdidos pelo caminho...Abçs.

    ResponderExcluir
  4. Dirceu tbm lembrei nao sei se estou errado ou é de minha mentalidade .Mas como vc escreveu que ela se foi e ele tbm depois por nao suportar a falta da pessoa amada .Geralmente sempre o Homem é que vai primero acho. E a mulher tbm suporta mais e por mais tempo a perca do que o homem né nao ?

    ResponderExcluir
  5. E tbm nao saio sem me despedir né Dirceu !!Dirceu postei o comentario as 20:19 e ai aparece 15:18. Bom, Dirceu Domingo que vem se falemo com certeza né ! Um Bom final de tarde ! E uma boa semana

    ResponderExcluir
  6. Baldinho. É mulher de TPM que acaba fazendo o marido ir primeiro. KKK! Foi mal, mas não resisti. Até a próxima. Sábado tem mais, amigão.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Dirceu. Parabéns pelo texto. Muito bem elaborado.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Obrigado, Wagner, Volte sempre que quiser. Abraço,

    ResponderExcluir
  9. e ai Dirceu... parece que nós dois temos paixoes semelhantes: Corinthians e as artes...
    Vi seu texto sobre Andrés Sanchez no Meu Timao e gostei muito...
    eu concordo. Tbm apoio Andres e mesmo se o Timao nao levar o campeonato ele já botou pra lascar!
    Eu tbm escrevi sobre o presidente... da uma olhada no meu blog
    http://corinthianseafins.blogspot.com/p/manifesto-de-apoio-andres-sanchez.html

    é sempre bom ter leitores como vc

    ResponderExcluir